quinta-feira, 14 de abril de 2016

Vírus



Esses seres têm como características não apresentar estrutura celular; não realizar atividade metabólica quando fora de uma célula hospedeira; são parasitas intracelulares obrigatórios; não fazem parte de nenhum dos reinos de seres vivos. Eles não podem ser observados ao microscópio devido ao seu pequeno tamanho, geralmente entre 20 e 300 nanômetros.
Sua estrutura
            O genoma dos vírus é constituído por um tipo de ácido nucleico, que pode ser DNA ou RNA. O capsídeo é uma capa proteica que protege o genoma e é formado pela união de substâncias proteicas menores.
Vírus como HIV (aids) ou vírus causador da gripe, há um segundo envoltório membranoso lipoproteico ao redor do capsídeo, denominado envelope lipoproteico.
O ácido nucleico mais o capsídeo é o nucleocapsídeo. Vírion é um metabolismo inativo: conjunto completo de genoma e capsídeo e pode ser sinônimo de nucleocapsídeo. Os monômeros proteicos são as unidades fundamentais dos polímeros (proteínas) e seus monômeros são chamados de aminoácidos.

Principais vírus causadores de doenças


            HIV – É causada por um retrovírus que infecta os linfócitos CD4, células sanguíneas de defesa do organismo, expondo-o à infecção por outros invasores, como bactérias e protozoários. Seus meios de transmissão são via relações sexuais, seringas infectadas, pode-se passar da mãe ao feto e contato com mucosas.
                       Seus sintomas são febres constantes, manchas na pele, calafrios, gânglios inchados, dores de cabeça, garganta e musculares. Não há vacina contra o HIV, por isso é importante se prevenir usando camisinhas, tomar cuidado com seringas infectadas e, como sempre, manter a higienização.

            DENV (ou dengue) – É transmitida pela picada do mosquito do gênero Aedes. A espécie Ae. aegypti é a mais importante na transmissão da doença e também pode ser transmissora do vírus da febre amarela urbana e do vírus chikungunya. Foram registrados casos de transmissão da gestante ao feto e por transfusão sanguínea.
                Sintomas: Febre, dores de cabeça, musculares e nas articulações, manchas na pele e fadiga. Não há vacina, a prevenção é o combate ao mosquito, que se reproduz rapidamente em água limpa e parada. Por isso deve-se evitar o acumulo de água em recipientes (pneus, vasos de plantas, ...) ou chão (poças).
                ZIKA – Também transmitida pelo mosquito  Aedes aegypt. Seus sintomas são febre baixa e pode não estar presente, dores leves nas articulações que podem estar presentes, manchas vermelhas na pele que quase sempre aparecem nas primeiras 24 horas, coceira leve ou intensa.
               Não há vacina e a sua prevenção também é combatendo o foco do mosquito. Para mulheres contaminadas com o vírus, é preciso esperar 4 meses até engravidar, para que os bebês não nasçam com microcefalia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário